Formação escolar
Formado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no ano de 1976, atuou poucos anos nesse ramo. Trabalhando com vidros, foi diretor técnico, superintendente e presidente de uma cinqüentenária indústria de vidros temperados sediada em Natal-RN.
No ano de 2004 concluiu sua pós-graduação em Psicanálise, completando esse curso nos seus principais níveis: ditada, clínico e supervisão, pela Universidade Redentor, do Rio de Janeiro, e pela Sociedade Psicanalítica Neofreudiana do Brasil, de Natal-RN.
Formação espírita
Praticamente nascido num lar espírita, pois foi nos seus primeiros meses de vida que seus pais se tornaram espíritas, sempre esteve vinculado aos grupos de estudos e de divulgação espírita.
Como bom aluno de redação, sempre gostou de escrever. Mesmo muito jovem, por volta dos 13 anos, já escrevia pequenos artigos para jornais espíritas de sua cidade, Natal. Não mais do que 4 anos depois desse início, ele já redigia um jornalzinho para a Empresa na qual trabalhava, chamado “O Vidrinho”, onde sempre pontuava com artigos de elevado teor moral.
Aos 15 anos de idade, sua mãe, Maria Dagmar de Melo, então presidente da FERN, intimou-o a fazer sua primeira mini-palestra, chamada de exórdio. Desde então, nunca mais parou de falar em público.
No início de sua formação como palestrante procurava apresentar muita erudição, mas com o tempo foi trocando o excesso de informações pela leveza da análise que visa sempre o como aproveitar o que se lê, se pensa e se fala no dia-a-dia.
Foi marcante sua presença na criação do FOREN – Fórum Espírita de Natal, evento de grande porte que durou 8 anos consecutivos sob sua direção. No embalo desses eventos, surgiu o GENE, uma organização que reunia os organizadores e dirigentes de grandes eventos doutrinários espíritas do Nordeste.
Durante o FOREN ele foi o responsável pelo jornal InFOREN, que teve circulação bimestral, em todo território nacional, durante todo o período em que ocorreu o FOREN.
Junto com amigos, no primeiro semestre de 1990 fundou o GEAK – Grupo Espírita Allan Kardec, em Natal e, posteriormente, no dia 05 de dezembro do mesmo ano foi um dos fundadores do LEAN – Lar Espírita Alvorada Nova, instituição da qual é o vice-presidente.
Em setembro de 1992 foi publicado seu primeiro livro, pela Federação Espírita Brasileira – FEB: O PASSE – Seu Estudo, Suas Técnicas, Sua Prática, livro este que se tornou referência para todo aquele que pretenda estudar os passes e o Magnetismo e, comercialmente, virou um grande best-seller, com mais de 100.000 exemplares vendidos.